EDIÇÃO ATUAL

 


EDITORIAL

Da educação infantil ao ensino médio


 

Nas rodas de conversa, meninos e meninas contam suas vivências na família e na escola, fazem questionamentos, opinam e revelam sua forma de ver o mundo. Participando de um espaço horizontal em que todos têm direitos iguais, eles aprendem a tomar decisões com autonomia, resolver conflitos e exercitar a democracia. Prática usual na educação infantil, a roda de conversa é um dos temas discutidos nesta edição de Presença Pedagógica.

Em tempos de grande tensão política, como vivemos hoje, alguns têm alardeado a preocupação com a chamada “ideologização” nas escolas brasileiras. O currículo e o papel da escola na sociedade estão em pauta. A reportagem assinada por Fernanda Santos, “Currículo escolar: um território em disputa”, traz informações esclarecedoras sobre o assunto. Construção social permeada por relações de poder, o currículo escolar é um espaço onde interesses políticos, religiosos e econômicos se enfrentam, influenciando o que deve ou não ser ensinado. Nesse sentido, cabe aos docentes incentivar o debate de forma democrática, estimulando a reflexão e a visão crítica dos estudantes.

O artigo de capa desta edição, “Gerações em diálogo: cinema e produção audiovisual no ensino médio”, produzido por Maria Carla Corrochano e Paulo Pistilli, mostra o trabalho desenvolvido no projeto “Olhares em diálogo – aproximando educadores e jovens no ensino médio”. Com o objetivo de retratar a educação de ontem e de hoje, alunos do ensino médio produziram o documentário Faces da escola. Por meio de falas e imagens de idosos, jovens e crianças, eles teceram um diálogo entre diferentes gerações mediado pela cultura audiovisual.

Desejo a você, professor, uma boa leitura.

Rosangela Guerra

Editora-geral

 

ENTREVISTA

Uma educadora de muitos “fazimentos”

Jaqueline Moll

 

ARTIGOS

Língua estrangeira: estratégias de tradução no processo de ensino-aprendizagem

Flávia Cristina Martins de Oliveira


Concepções de leitura

Márcia Souza



EDUCAÇÃO DO CAMPO

Bordando territórios

Álida Angélica Alves Leal e Andréia Campos Cordeiro



PRESENÇA INFANTIL

Roda de conversa: um espaço de desenvolvimento e aprendizagem

Katiuscia Ingrid Morais Pimentel

 

REPORTAGEM

Currículo escolar: um território em disputa

Fernanda Santos

 

EDUCAR O OLHAR

Gerações em diálogo: cinema e produção audiovisual no ensino médio

Maria Carla Corrochano e Paulo Pistilli



BIBLIOTECA

Para crianças e jovens

Lino de Albergaria


Para professores

Guilherme Trielli Ribeiro



DICIONÁRIO CRÍTICO DA EDUCAÇÃO

Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira

Júlio César Virgínio da Costa

 

PONTO DE VISTA

O bardo Bob e a nobreza do Nobel

Cilza Bignotto


VOLTAR
HOME
TOPO

Parceiros

Espaço do Conhecimento UFMGPensar a EducaçãoPágina da EducaçãoLivraria Paulo FreireTeia de Textos

FACEBOOK

FALE CONOSCO

NEWSLETTER

Redação
editora@editoradoprofessor.com.br
Tel.: +55 31 3214-0901

Assinatura
assinatura@presencapedagogica.com.br
Tel.: +55 31 3213-0625 / 3213-2866

Editora do Professor
Rua Helium, 423 - Nova Floresta - CEP: 31140-280
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Cadastre-se e receba o nosso boletim eletrônico:
© Copyright 2014
Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela ConsulteWeb