Conselho Editorial

Saiba quem participa do Conselho Editorial de Presença Pedagógica:

Angela Tonelli Vaz Leão
>> Currículo Lattes
Bacharelado e licenciatura em letras neolatinas (UFMG); especialização em Diplome d'Etudes Françaises Modernes pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne); e especialização em português e latim (UFMG). Professora titular da PUC-MG. Atua nas áreas de estilística; estilística e gramática e análise de textos.

Angelo Barbosa Machado
>> Currículo Lattes
Graduação em medicina e doutorado em medicina tropical (UFMG); e pós-doutorado pela Northwestern University. Atualmente é professor emérito pela UFMG, exercendo atividades no departamento de zoologia. É também diretor-presidente da Fundação Biodiversitas.

Aracy Alves Martins
>> Currículo Lattes
Graduação em letras (UFMG); mestrado e doutorado em educação (UFMG); e pós-doutorado em educação pela Universidade do Minho, Portugal e Universidade de Coimbra, Portugal. É professora adjunta da UFMG e integra a equipe docente da habilitação em línguas, artes e literatura do curso de licenciatura em educação do campo. Também é pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA), ambos da FaE/UFMG.

Carlos Roberto Jamil Cury
>> Currículo Lattes
Graduação em filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira, RS; e mestrado e doutorado em educação: história, política, sociedade pela PUC-SP. Professor adjunto da PUC-MG e atua nas áreas de lei de diretrizes e bases; política educacional; formação do professor; educação básica; e educação nacional.

Conceição Bicalho
>> Currículo Lattes
Graduação em artes plásticas (UFMG) e mestrado em artes visuais também pela UFMG. Professora do departamento de desenho da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG. Integra o corpo editorial da revista eletrônica TxT do programa A tela e o texto.

Ednéia Consolin Poli Mignomi
>> Currículo Lattes
Graduação em licenciatura plena em matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialização em avaliação pela UnB; mestrado e doutorado em educação (Unicamp). É professora titular da UEL e atua nas áreas de avaliação educacional; educação matemática; estudo longitudinal; e ensino-aprendizagem.

Eduardo Fleury Mortimer
>> Currículo Lattes
Bacharelado e licenciatura em química e mestrado em educação (UFMG);  e doutorado (USP). É professor de prática de ensino de química da UFMG.

Eduardo S. Junqueira
>> Currículo Lattes
Graduação em comunicação social/relações públicas (UFMG); Ph.D. em educação pela Michigan State University, EUA; e professor adjunto do Instituto Universidade Virtual (UFC).

Inês Assunção de Castro Teixeira
>> Currículo Lattes
Graduação (bacharelado e licenciatura) em ciências sociais, mestrado e doutorado em educação (UFMG); e pós-doutorado em sociologia da Educação (Universidad de Barcelona). É professora associada da FaE/UFMG e professora aposentada da PUC-Minas.

Iria Brzezinski
>> Currículo Lattes
Graduação em ciências sociais e em pedagogia/orientação educacional UFPR), mestrado em planejamento educacional (UnB) e doutorado em administração escolar (USP). É professora titular PUC-GO; avaliadora institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG); cientista visitante da Universidade de Aveiro, Portugal; e avaliadora de cursos e instituições pelo SINAES do Ministério da Educação e Cultura. Atua nas áreas de política, gestão, planejamento e avaliação educacional.

Ivete Lara Camargos Walty
>> Currículo Lattes
Graduação em letras e mestrado em estudos literários (UFMG), doutorado em teoria literária e literatura comparada (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Ottawa, no Canadá. É professora adjunta da PUC-MG e atua nas áreas relacionadas com América Latina, identidade, resistência, exclusão e ensino.

João Valdir Alves de Souza
>> Currículo Lattes
Graduação em ciências sociais (bacharelado e licenciatura) e mestrado em educação (UFMG), e doutorado em educação pela PUC-SP. Atualmente é professor associado II da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG.

José de Sousa Miguel Lopes
>> Currículo Lattes
Graduação em pedagogia e mestrado em Educação (UFMG), e doutorado em história e filosofia da educação PUC-SP. É professor e atua nas áreas relacionada com Moçambique, educação, letramento, formação de professores, cinema e antropologia cultural.


Luciano Mendes de Faria Filho
>> Currículo Lattes

Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
>> Currículo Lattes
Graduação em pedagogia (UEMG), graduação em Comunicação Social (UFMG); mestrado em Educação (UFSCar); doutorado em educação e pós-doutorado pela University of London. É professora adjunta da UFMG e atua na área de formação de professor.

Magda Becker Soares
>> Currículo Lattes
Graduação em letras neolatinas e doutorado em didática (UFMG). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e do comitê assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Também é consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, conselheira da Communitée Economique Europeen e professora titular da (UFMG).

Marco Aurélio dos Santos
>> Currículo Lattes
Graduação em pedagogia e mestrado em educação (UFMG), doutorado em educação (USP) e pós-doutorado pela PUC-RJ. É professor da UFMG e atua na área de história da educação com investigações sobre processo de escolarização, cultura escolar, intelectuais e relações de gênero. Também é coordenador do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil - 1822/2022, da Faculdade de Educação da UFMG.

Maria Antonieta Pereira
>> Currículo Lattes
Graduação em letras (UFMG), mestrado e doutorado em estudos literários (UFMG); pós-doutorado em literatura comparada (Universidad de Buenos Aires, Argentina) e literatura e sistemas semióticos (University of Ottawa, Canadá); professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG e coordenadora da Associação Cultural Teia de Textos.

Maria Aparecida Paiva Soares dos Santos
>> Currículo Lattes
Graduação em pedagogia; mestrado em educação; e doutorado em literatura comparada, todos pela (UFMG). É professora adjunta da mesma universidade.

Maria das Graças Rodrigues Paulino
>> Currículo Lattes
Licenciatura em letras e mestrado em estudos literários pela UFM; e doutorado em letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ. É professora dos cursos de graduação em pedagogia e pós-graduação em educação da UFMG. Atua nas áreas de leitura, ensino de literatura, leitura literária, formação de leitores e letramento.

Maria Emília Caixeta de Castro Lima
>> Currículo Lattes
Licenciatura em química, mestrado (UFMG) e doutorado em educação (Unicamp). É professora adjunta da UFMG e atua nas áreas relacionadas com ensino de ciências, formação de professores, ensino de química, currículo de ciências e educação do campo.

Maria Isabel Antunes-Rocha
>> Currículo Lattes
Graduação em psicologia, mestrado em psicologia social, doutorado em educação (UFMG). É professora adjunta na FaE/UFMG; e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre condição e formação docente (PRODOC). Também coordena o programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo e Sustentabilidade (EduCampo) e o curso de licenciatura em educação do campo. Membro da comissão pedagógica nacional do PRONERA.

Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo

Professora e pesquisadora da Universidade Federal de São João del-Rei, com participação no Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) e na Rede KINO - Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual.

Mírian Paura Sabrosa Zippin Grinspun
>> Currículo Lattes
Graduação em pedagogia; mestrado educação pela Fundação Getúlio Vargas-RJ; e doutorado em filosofia pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professora titular da UERJ, atuando no programa de pós-graduação em educação. Tem experiência na área de educação, com ênfase na juventude, em especial as culturas juvenis e seu desempenho no contexto atual; bem como a relação estabelecida entre os jovens e a tecnologia na busca da discussão/compreensão das interferências valorativas sobre a concepção/construção das múltiplas subjetividades.

Mônica Castagna Molina
>> Currículo Lattes
Graduação em ciências jurídicas e sociais (PUC-Campinas), mestrado em sociologia (Unicamp) e doutorado em desenvolvimento sustentável (UnB). É professora adjunta da UnB, coordenadora da licenciatura em educação do campo e diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, na mesma universidade. Também é coordenadora do Grupo de Trabalho de Apoio à Reforma Agrária e membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP).

Regina Leite Garcia
>> Currículo Lattes
Graduação em pedagogia; doutorado em educação (UFRJ); e pós-doutorado na University of London, em Londres e na University of Wisconsin-Madisonos, nos Estados Unidos. É professora emérita da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora do CNPq.

Regina Lúcia Couto de Melo
Graduação em psicologia pelo departamento de psicologia e pós-graduação em educação (UFMG). Atualmente trabalha na Unesco Brasil.

Samira Zaidan
>> Currículo Lattes
Mestre em educação, atua nas áreas de das ciências exatas e da terra, matemática, matemática aplicada, educação, ensino-aprendizagem e métodos e técnicas de ensino. Participa do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisas sobre Profissão Docente da UFMG.

VOLTAR
HOME
TOPO

Parceiros

Espaço do Conhecimento UFMGPensar a EducaçãoPágina da EducaçãoLivraria Paulo FreireTeia de Textos

FACEBOOK

FALE CONOSCO

NEWSLETTER

Redação
editora@editoradoprofessor.com.br
Tel.: +55 31 3214-0901

Assinatura
assinatura@presencapedagogica.com.br
Tel.: +55 31 3213-0625 / 3213-2866

Editora do Professor
Rua Helium, 423 - Nova Floresta - CEP: 31140-280
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Cadastre-se e receba o nosso boletim eletrônico:
© Copyright 2014
Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela ConsulteWeb