Prefeitura de Belo Horizonte lança Programa de leitura e escrita

Programa incentivo acesso à bibliotecas escolares destina recursos para criação de novas ações e distribuição de vale-livros para estudantes


Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Prefeitura de Belo Horizonte lança, na próxima quinta-feira (18-05), às 8h30, no Sesc Palladium, uma das principais ações pedagógicas da atual gestão: o programa Leituras em Conexão. Cerca de mil pessoas devem participar da cerimônia , entre alunos, diretores de escolas, bibliotecários e educadores. A ação integra uma série de investimentos feitos pelo governo municipal visando o incentivo à leitura e à melhoria da qualidade da educação para os mais de 190 mil alunos atendidos nas instituições da Prefeitura.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar o gosto pela leitura nas escolas municipais e instituições parceiras. Além de fortalecer atividades já existentes, o programa irá estimular a criação de outras práticas ao longo de toda trajetória estudantil, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Entre as ações previstas no Leituras em Conexão está a definição de um percentual de recursos específicos para que cada escola desenvolva projetos de leitura e escrita, vale-livro para estudantes, formação de professores, abertura de bibliotecas escolares nos fins de semana e criação de parcerias para oferecer, cada vez mais, opções de projetos para as escolas.

Outras ações

No mesmo evento, a Smed fará o lançamento da sétima edição do projeto Jornada Literária com certificação dos estudantes que participaram na edição no ano passado e relato dos professores. A Jornada Literária, até então desenvolvida com alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Fundamental, terá também a partir de 2017 a participação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O projeto incentiva a produção de textos em diversos gêneros textuais. A partir de leituras e oficinas, os estudantes produzem textos que são selecionados pela escola para fazerem parte de um livro que é encaminhado para a Smed. Uma Comissão Julgadora Municipal, instituída pela Secretaria, seleciona e premia as melhores obras. Este ano, a Jornada Literária terá como tema “Eu leio, inspiro-me e conto: releituras”.

Ainda durante o evento será realizada a entrega simbólica de kits, contendo 67 livros infantis, para cada uma das creches parceiras da Prefeitura de Belo Horizonte. Os livros foram recolhidos em ônibus da capital ao longo do ano de 2016, por meio de parceria da Smed com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH). No total, cerca de 13 mil livros serão entregues para as 193 creches parceiras do município ao longo do mês de maio.

Serviço:

Lançamento do programa Leitura em Conexão

Dia: 18 de maio de 2017 (quinta-feira)

Horário: 8 h30 às 11h30

Local: Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro.
No final do evento, a Secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben,  atenderá a imprensa.
VOLTAR
HOME
TOPO

Parceiros

Espaço do Conhecimento UFMGPensar a EducaçãoPágina da EducaçãoLivraria Paulo FreireTeia de Textos

FACEBOOK

FALE CONOSCO

NEWSLETTER

Redação
editora@editoradoprofessor.com.br
Tel.: +55 31 3214-0901

Assinatura
assinatura@presencapedagogica.com.br
Tel.: +55 31 3213-0625 / 3213-2866

Editora do Professor
Rua Helium, 423 - Nova Floresta - CEP: 31140-280
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Cadastre-se e receba o nosso boletim eletrônico:
© Copyright 2014
Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela ConsulteWeb